Convívio Social promove reordenamento de jangadas na orla da Ponta Verde

0

Embarcações e materiais que não estavam sendo utilizados pelos pescadores foram recolhidos

Para manter a orla de Maceió como uma das mais bonitas do Brasil, a Prefeitura tem feito diversas intervenções em toda a extensão da faixa de areia e no calçadão da capital alagoana. O reordenamento das jangadas foi mais uma ação nesse sentido. A medida ocorreu na Praia de Ponta Verde, nesta quinta-feira (7), e foi efetuada pelas Secretarias Municipais de Segurança Comunitária de Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Equipes da Sudes estiveram no local para fazer a retirada dos materiais. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

As equipes de fiscalização constaram algumas irregularidades, como jangadas e materiais abandonados na faixa de areia e que não estavam sendo utilizados por nenhum dos pescadores. No total, foram apreendidas 15 embarcações que seram descartadas corretamente. Também foram removidas outras estruturas irregulares, que serviam como depósito de materiais e estavam sem uso.

Segundo Marcos André, diretor de Convívio Social, antes da operação ser feita os pescadores foram ouvidos e os próprios jangadeiros fizeram a indicação das embarcações que deveriam ser retiradas.

Antes, materiais estavam abandonados na faixa de areia. Foto: Ascom Semscs

“Fizemos uma visita até o Mercado do Peixe, na Ponta Verde, e conversamos com os pescadores, explicando sobre a ação que iríamos realizar para melhorar o espaço de trabalho deles. Demos um prazo de 72 horas para que eles retirassem os materiais que não estivem sendo utilizados e os próprios pescadores apontaram quais materiais poderiam ser recolhidos”, disse o diretor.

Marcos André, diretor da Semscs, destacou o diálogo com os pescadores antes da ação. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Ainda será realizada uma segunda ação para alinhamento das embarcações que ficam por trás do Mercado do Peixe, na praia de Ponta Verde.

João Victor Barroso / Ascom Semscs

COMPARTILHAR