Alfabetiza Maceió: Profissionais aprovam formação continuada

2

Primeiro momento de formação envolve professores, diretores e coordenadores e deve ser finalizado em novembro

Professores, coordenadores e diretores de escolas do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de ensino aprovaram o primeiro momento da formação continuada promovida pelo Alfabetiza Maceió, programa de alfabetização e letramento lançado pelo prefeito de Maceió, JHC, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o programa, mais de mil profissionais da Educação Municipal serão beneficiados e, portanto, cerca de 30 mil alunos.

Prefeito JHC durante lançamento do programa Alfabetiza Maceió. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Ana Márcia, técnica pedagógica da Coordenadoria Geral do Ensino Fundamental e articuladora do Alfabetiza Maceió, reafirmou os objetivos do programa e pontuou que a formação dos participantes do teve início ainda em setembro e deve continuar nos meses de outubro e novembro.

“O programa tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental, bem como alfabetizar as do 3° ao 5º ano que porventura não tenham sido alfabetizadas na idade certa. A formação dos gestores e professores para este trabalho é fundamental para garantir a eficiência dessa iniciativa”, explicou a servidora.

Os participantes do Alfabetiza avaliaram positivamente o primeiro momento de formação do programa e destacaram a metodologia aplicada por formadores da Associação Bem Comum, que atuam em parceria com a Prefeitura de Maceió. Algênede Peixoto da Silva, vice-diretora da Escola Municipal Major Bonifácio Silveira classificou o momento de formação como prazeroso.

“A formação do programa é um processo constante e permanente, são saberes necessários para as atividades tanto do educador, quanto do gestor. Foi um momento muito prazeroso, bastante rico, gostei bastante e sei que vai fortalecer o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou Algênede.

José Clécio, coordenador da Escola Municipal Maria de Fátima Lira, também participou da formação. Foto: Acervo Pessoal

Já o coordenador da Escola Municipal Maria de Fátima Lira, José Clécio Nunes, ressaltou o trabalho do Centro Municipal de Formação da Semed. “Considero o programa bastante significativo e de grande importância para a nossa prática pedagógica, principalmente nesse momento de retomada das aulas presenciais. O Centro de Formação está de parabéns por nos ofertar esses momentos de formação com formadores tão capacitados”, disse.

A professora Égna Débora destacou importância da formação proporcionada pelo Alfabetiza. Foto: Acervo Pessoal

A atuação da equipe de formadores e a pontualidade da formação continuada também foi destacada pela professora da Escola João Sampaio, Egna Débora.

“Nesse momento de dúvidas e inseguranças, a formação do Alfabetiza vem muito bem colocada e se faz necessária. A equipe é organizada e sensível e presta uma ótima assistência. É um modelo muito bom e uma formação exemplar, com uma metodologia prática e clara”, destacou a professora.

Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental destacou a boa participação dos profissionais durante os encontros da formação. “Estamos aplicando uma avaliação e os professores estão avaliando os encontros como muito bons. A equipe do Ensino Fundamental fez uma avaliação deste processo de participação dos professores, do que eles estão entendendo e conhecendo do programa. Estão todos muito participativos”, finalizou a coordenadora.

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

COMPARTILHAR