Serviços de Convivência promovem ações em comemoração ao dia das crianças

0

Priorizando a valorização e a promoção sociocultural de crianças e adolescentes do município de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, deu início a semana em alusão ao Dia das Crianças nos equipamentos socioassistenciais. Com a finalidade de enaltecer a cultura e socialização dos jovens, as programações contam com temáticas lúdicas e momentos de integração.

Com o objetivo de fortalecer o elo comunitário de crianças e adolescentes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Área Lagunar, participou na semana voltada à criançada da campanha “Doe Brinquedos e Ganhe Sorrisos”, iniciativa da Capitania dos Portos de Alagoas – Marinha do Brasil.

Para a pedagoga da unidade socioassistencial, Ana Cristina Lima, abraçar a causa de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, é criar perspectivas para o futuro desses meninos e meninas construírem um projeto de vida.

“O objetivo da parceria com a Capitania dos Portos de Maceió foi proporcionar as crianças e adolescentes da região da beira da lagoa um momento ímpar de descontração. Buscamos enaltecer a importância dos jovens como protagonistas de sua própria história e da conjuntura social, além de promover os vínculos familiares e laços afetivos com a comunidade. Agradecemos à Marinha por esse ato de inclusão que com certeza ficará na mente de nossas crianças”, esclareceu a pedagoga.

Participante do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar, Lindalva dos Santos Silva, 10 anos, esteve na visita à Capitania dos Portos e não escondeu a euforia de receber um presente pela primeira vez, já que sua família não tem condições financeiras para comprar.

“Tivemos um dia muito bom e divertido. Assistimos alguns vídeos sobre os navios e aprendemos muitas coisas novas. Sempre quis ganhar presente no dia das crianças, mas minha família nunca teve condições de me presentear. Fiquei muito feliz em ganhar o presente”, disse Lindalva.

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CAIC Ufal

A coordenação geral e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que funciona no CAIC Ufal elaboraram um cronograma de atividades recreativas em alusão ao mês das crianças. A coordenadora técnica da unidade, Elane Santos, explicou a importância de promover eventos comemorativos no retorno às atividades presenciais. Ela explica que a ação teve o intuito de promover as direitos básicos de lazer e cultura que são garantidos por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Diante do momento de pandemia que estamos vivendo, nossas atividades passaram a ser realizadas virtualmente. Aproveitamos o ensejo para organizar a ação que marcou o retorno das atividades presenciais.  Sabemos que a maioria dessas crianças vive em situação de vulnerabilidade social e riscos de negligências. Daí a importância de fazer eventos de integração que buscam retirar esses jovens da dura realidade em que se encontram nas comunidades onde moram”, pontuou Elane.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

Fonte: Prefeitura de Maceió

COMPARTILHAR