Secretária de gestão educacional conhece sistema de frequência escolar de Fortaleza

0

Município criou sistema que permite acompanhamento diário e individualizado da frequência de todos os estudantes

A secretaria-adjunta de Gestão Educacional de Maceió, professora Emília Caldas, viajou na quarta-feira (13), para Fortaleza, a fim de conhecer o sistema de registro de frequência escolar do município. Lá, é possível acompanhar diariamente a frequência dos alunos nas salas de aula, o que permite aos gestores a tomada de medidas mais eficazes e rápidas para combater a evasão escolar.

Em Fortaleza, sistema educacional criado possibilita acompanhar diariamente a frequência dos alunos nas salas de aula. Foto: Ascom Educação Prefeitura de Fortaleza

Segundo a professora, o objetivo é adaptar o sistema e implementá-lo na realidade de Maceió. “Fortaleza é uma referência para outros municípios do Brasil. Viemos buscar esse avanço que a capital teve ao criar seu próprio sistema e ter sucesso na frequência do aluno, um trabalho que reflete em avanços na educação”, afirma.

Além de Emília, participa da visita técnica também o coordenador de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação, Pitágoras Buarque. Ambos foram recebidos pelo secretário-adjunto de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, e sua equipe, que detalharam a iniciativa.

Ambos foram recebidos pelo secretário adjunto de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, e sua equipe, que detalharam a iniciativa. Foto: Ascom Fortaleza

O sistema de frequência escolar da capital cearense permite o acompanhamento diário e individualizado da presença de todos os estudantes da rede na sala de aula. Implantado em 2017, ele vem se mostrando importante para combater a evasão escolar no município, e registra também as estratégias de busca ativa usadas pelas escolas em relação a ausência dos alunos, como contato com a família ou ofícios ao Conselho Tutelar.

A Prefeitura de Fortaleza também firmou parceria com vários órgãos do poder público local com o objetivo de combater a evasão escolar, como a Secretaria Estadual de Educação, de Direitos Humanos e o Ministério Público. “As interações entre gestores públicos podem ser uma abertura de horizontes, uma ponte para fazer novas amizades, conhecer novas realidades e experiências além de nos motivar a rever nossas práticas. Pela educação, precisamos nos dar as mãos!”, ressalta a secretária.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

COMPARTILHAR