Prefeito JHC assina acordo com a Polícia Federal para porte de armas da Guarda Municipal

1

Agentes da segurança comunitária terão que passar por curso com teste de capacidade técnica e aptidão psicológica para manuseio da arma de fogo

O prefeito de Maceió, JHC, assinou na manhã desta quarta-feira (15), um acordo de cooperação técnica com a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Alagoas, em Jaraguá, para garantir a liberação do porte de arma aos agentes da Guarda Municipal do Município.

Além do gestor da capital alagoana, também assinou o documento o superintendente regional da PF em Alagoas, Sandro Luiz do Valle Pereira. O acordo entre a Prefeitura de Maceió e a Superintendência da Polícia Federal tem validade de 10 anos.

“Buscamos essa parceria para garantir que os nossos guardas municipais tenham a melhor capacitação possível, sendo feita pela melhor instituição possível, que é a Polícia Federal. Com isso, vamos aumentar substancialmente o número de agentes de segurança pública que poderão andar armados e capacitados para proteger tanto a população maceioense quanto aquelas pessoas que nos visitam”, disse o prefeito JHC.

A partir deste acordo firmado com a Polícia Federal, os guardas municipais de Maceió que concluírem o curso de formação, terão o direito de ter o porte de arma de fogo. No curso irá constar a disciplina de armamento e tiro, além de testes de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Para Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, o acordo firmado com a Polícia Federal em Alagoas é de extrema importância, trazendo ainda mais legitimidade nos serviços prestados pela Guarda Municipal de Maceió (GMM).

“A partir de agora, a Prefeitura de Maceió passa a capacitar os seus guardas municipais, ampliando a quantidade de servidores da segurança pública municipal com o porte de arma de fogo. Essa medida vai garantir a regularidade do serviço do guarda municipal em defesa da sociedade maceioense, e em defesa do patrimônio do município de Maceió”, afirmou o secretário.

O superintendente da Polícia Federal, Sandro Luiz do Valle Pereira, disse que a assinatura do documento vai trazer mais conforto para a população.

“A Prefeitura e a Semscs nos apresentaram essa proposta para firmarmos um acordo de cooperação técnica e prontamente ajustamos os termos. A Prefeitura atende todas as exigências feitas e o esse acordo vai trazer mais tranquilidade ao cidadão e aos turistas, visando sempre a melhoria na segurança pública na capital da alagoana”, relatou o superintendente.

João Victor Barroso / Ascom Semscs

COMPARTILHAR