Prefeito JHC entrega Praça dos Palmares, no Centro, totalmente reformada

78

Novo espaço agora conta com acessibilidade, iluminação e estátua de Zumbi dos Palmares

O prefeito de Maceió, JHC, entregou nesta quarta-feira (15), a Praça dos Palmares, no Centro da capital alagoana, totalmente reformada. A área conta com grande circulação de pessoas e ambulantes e agora terá uma nova cara, garantindo melhorias para o convívio social. JHC destacou a importância de cuidar das praças como forma de resgatar a autoestima dos moradores.

“Essa é uma praça simbólica, que representa muito para a nossa cultura. E a gente fica muito feliz em entregar não só uma praça revitalizada, mas também um espaço de história, cultura e lazer. A Praça dos Palmares está em um lugar muito estratégico e rico em história. Ficamos muito felizes em compartilhar esse momento histórico, e mesmo num ano difícil, a gente deixa esse presente que é a revitalização dessa praça. Quando revitalizamos as praças, levamos mais cor, arte, vida e resgatamos a autoestima do nosso povo”, expôs o prefeito.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou reforma nos bancos, troca de piso, implantação de acessibilidade, jardinagem, pintura, reforma de calçadas, e implantação de uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Além da reforma estrutural, uma nova iluminação foi colocada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) para garantir mais segurança no local.

“Preservem o espaço” – Marcos Vinícius é morador do Benedito Bentes, e praticante de street board. De acordo com ele, agora com a reforma, é preciso que a população cuide do espaço.

“Eu estava de passeio, praticando manobras de street board, que são manobras de skate na rua, e não sabia que teria a inauguração, e quando soube, vim prestigiar. A praça ficou ótima e com certeza vou vir aqui mais vezes. Espero que a população mantenha a praça do jeito que ela ficou, sem acúmulo de lixo, e que preservem o espaço”, disse.

O sentimento também é compartilhado por Noberto Ribeiro dos Santos. Ele trabalha na praça há 30 anos e conta que antes o espaço não era adequado para o convívio social. “A praça ficou linda, e a melhor coisa que o prefeito JHC fez foi reformar essa praça. Antes era cheia de buracos e os bancos estavam todos caindo. Agora a praça está linda”, disse.

A Sudes tem mapeado diversas praças da capital e intensificado os serviços de capinação, varrição, pintura de bancos e meio-fio. Somente nos últimos três meses, 90 praças receberam esse tipo de manutenção.

História – A praça recebeu esse nome por causa do Quilombo dos Palmares e existe desde a constituição de Maceió como cidade. É por isso, que um monumento de 2,5 toneladas, em homenagem a Zumbi foi instalado no local.

A imagem foi esculpida por Joseildo do Brejo Madre de Deus, de Nova Jerusalém (PE) e doada pelo professor Edson Moreira. Para ele, esse é um momento de muita felicidade.

“Estar aqui hoje me fez lembrar dos meus ancestrais. Se não fosse a gestão do prefeito, essa praça não estaria reformada. Estou muito feliz em fazer parte desse momento. Essa praça está sustentada por quatro colunas, que é a ambição, a escravidão, discriminação e o preconceito. Foram essas as virtudes que naquela época todos se beneficiavam através dos escravos”, contou.

Desde a sua construção, o espaço se tornou ponto de cultura e centro de discussão política contra grupos conservadores ligados às oligarquias do estado.

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió

COMPARTILHAR