Pilar: Projeto é selecionado para a Mostra Brasil Aqui Tem SUS

10

 

Foto: reprodução

A Saúde do Pilar segue rompendo fronteiras. Após ter dois projetos selecionados para a etapa estadual, agora, o Município vai representar Alagoas no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande-MS. Além do Pilar, representantes de outras cinco cidades alagoanas também estarão presentes.

A premiação reconhece o empenho das secretarias em prestar uma assistência qualificada à população. Uma banca composta por três especialistas julgou os seis projetos exitosos, entre eles o do Pilar, após a 3ª Mostra Alagoas Aqui Tem SUS – do qual participaram 131 projetos de várias regiões do estado (saiba mais). O resultado foi divulgado esta semana pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque.

Pilar obteve a quarta posição com o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município de Pilar”, apresentado pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley da Rocha.

A proposta do Pilar partiu da necessidade de se compreender a dinâmica da doença por meio de dados epidemiológicos, a fim de otimizar as ações de enfrentamento e propiciar, com isso, um atendimento integral ao paciente. Foi dessa forma que o Município chegou ao denominado “cluster”, que nada mais é do que uma área considerada de risco para hanseníase.

“Os profissionais foram capacitados para que pudéssemos aperfeiçoar o manejo clínico da doença, o que nos permitiu avançar com a prevenção e controle da hanseníase, por meio da Estratégia Saúde da Família. Todo o trabalho se baseou em um estudo descritivo junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, com o qual construímos os indicadores”, conta a coordenadora.

Ela reforça que o trabalho, portanto, foi considerado inovador e eficaz porque favoreceu uma análise fiel das ações de controle e o diagnóstico precoce da hanseníase. “Ao final da experiência, identificamos a maior incidência, de 34,07%, dos últimos 10 anos, totalizando 12 novos casos no ano de 2020. O Município, então, aprimorou seu plano de intervenções estratégicas para mudar aquele quadro epidemiológico”, ressalta Francinny.

Para o secretário municipal de saúde, Pedro André Moraes, o reconhecimento é fruto do empenho de toda a gestão municipal. “Momentos como este só refletem o comprometimento de todos, além do quanto a nossa Saúde é capaz de mudar a vida das pessoas. Além disso, o congresso será mais uma grande oportunidade para troca de experiências exitosas do país inteiro. Só tenho a agradecer ao empenho de toda a equipe, bem como ao prefeito Renato Filho pelo apoio de sempre”.

COMPARTILHAR