Creches municipais realizam atividades de lazer e autocuidado para famílias das crianças

1

As homenagens às mães já começaram nesta quinta-feira (11) nas creches municipais Maria do Socorro e Monsenhor Luiz Barbosa, com direito a ações de lazer e autocuidado para as famílias das crianças. 

A creche Monsenhor, localizada na Cidade Universitária, atende 205 crianças de 6 meses a 5 anos. Lá, mães, tias e avós dos pequenos participaram de diversos atendimentos de autocuidado, tais como manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas, limpeza de pele e dos pés. Em um espaço amplo e aberto, foram montados cenários de SPA instagramáveis, mesas de frutas, como também um mural para deixar mensagens de carinho.

Alessandra Alves, mãe da Clarisse, de 3 anos, contou que participou do SPA para os pés e fez as unhas na manicure. Ela também agradeceu ao prefeito JHC por estar sempre com a comunidade e por tê-la beneficiado com uma casa.

“Foi um lazer, porque tem muita mãe que se ocupa muito com a casa e não tem tempo para nada. Aqui foi maravilhoso, foi muito bom. Nunca tive um prazer desses. Aqui somos todos uma família. Inclusive, eu queria agradecer ao JHC por estar acompanhando a gente e por ter me ajudado com uma casa. Fui vítima de uma enchente aqui em Maceió e perdi tudo, e hoje dou graças a Deus e a ele por me beneficiar”, relatou.

A confeiteira Paula Mendonça, 35 anos, tem o filho Alef Noan, de 3 anos, estudando na creche. Para ela, o evento acolheu diversas famílias que muitas vezes não têm o que comemorar o Dia das Mães. “Acho de grande valia participar desse evento. É uma forma também de fazer a gente se aproximar, partilhar experiências, muitas mães não têm isso ou não tem casa, ou por não ter condições, ou não têm tempo. Eu fiz a design de sobrancelha, gostei muito. Foi um momento muito especial e importante para a gente”, revelou.

Comunidade escolar e família

Segundo a diretora da creche, Valderez Cardoso, o encontro proporcionou um momento de lazer às famílias e foi muito importante porque levou dignidade à comunidade. “A partir do momento que a família é amada e acolhida, a criança também se beneficia, tanto em casa quanto na escola. E é muito importante essa parceria entre a escola e a família. Todos trabalhando em prol das crianças”, ressaltou.

A creche Maria do Socorro, que fica no Poço, proporcionou às mães e demais familiares um café coletivo, além de uma palestra sobre a parceria entre a unidade de ensino, que atende 120 crianças de 3 a 5 anos, e a comunidade.

Para a coordenadora pedagógica, Lillian Alessandra de Araújo, a homenagem realizada foi feita pelas crianças com a ajuda das professoras. “Foram momentos bem construtivos, para que as crianças entendam que por algumas circunstâncias, a mãe não está presente e que ainda tem gente que também pode dar amor e tem crianças que têm duas mamães. A creche vem trazendo essa reflexão e desmistificando a idéia que os pais têm de composição familiar”, destacou.

COMPARTILHAR