Empoderamento materno: educação dos filhos abre caminho para autonomia das mães

3

Ser mãe e construir a independência através da educação dos filhos é um desafio que exige compromisso, disciplina e muita dedicação. Com força de vontade e amor incondicional, as mães de duas alunas matriculadas na creche Lucinete Barros, no bairro Antares, contaram um pouco sobre como a unidade de ensino consegue ajudá-las a conciliar as responsabilidades e os cuidados com suas pequenas.

Para Mércia Danielle, 29 anos, mãe da Maria Julia, de apensas 2 anos, a creche funciona como uma rede de apoio, muito importante para ela e a sua família. Mércia é técnica de enfermagem, mas atualmente não exerce a profissão. Ela disse que a gravidez inesperada ocorreu em meio à pandemia de Covid-19 e que foi acompanhada por muitos medos e inseguranças.

“Quando descobri que estava grávida da Maria Júlia, eu precisei rever muitas coisas, porque ela não foi planejada. Meu marido e eu ficamos muito assustados, apreensivos por causa do vírus. Depois que passou essa fase pandêmica e ela pôde entrar na escola percebemos que tudo deu certo e que ela se desenvolveu muito rápido. A creche me ajuda, porque como sou técnica de enfermagem, não consegui manter o emprego, porque não conseguia conciliar os plantões com os cuidados da minha filha e foi aqui que encontrei uma rede de apoio”, compartilhou.

Com a garantia de uma boa educação e segurança, as mães podem abraçar novas oportunidades de emprego, buscar qualificação profissional e garantir uma vida ainda melhor, como é o caso da Micleane da Silva, mãe da Carla Luise, de 7 anos. De acordo com ela, quando soube da oportunidade de matricular a criança na creche, não perdeu tempo para garantir a vaga e conseguir trabalhar.

“Eu precisava trabalhar, sou autônoma e viajo. Carla era uma criança difícil, não queria ficar com ninguém da família e eu não conseguia trabalhar direito. Corri muito para conseguir uma vaga aqui. Depois que Carla começou a estudar melhorou muito, se desapegou um pouco mais de mim, ela até sai para os passeios. Ela era a peça que faltava para eu me sentir realizada como mãe. Carla é minha filha mais nova, sou mãe solo e já enfrentei muitos desafios. Com a creche, sei que minha filha está segura e está sendo educada, aqui estou sendo assistida”, concluiu.

COMPARTILHAR