Maceió amplia vacinação contra a Influenza para toda a população

3

A Prefeitura de Maceió amplia a partir desta segunda-feira (15), a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos seis meses. A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde que busca, com a ampliação, reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção pelo vírus.

De acordo com a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para aplicação das vacinas são as pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

“Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Lembrando que as pessoas que já fazem parte do público alvo, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, entre outros, devem comparecer aos serviços de saúde por estarem mais vulneráveis ao vírus que o restante da população”, destaca.

Não é mais exigida a comprovação de pertencimento a algum público-alvo, portanto, as pessoas devem comparecer a um dos locais de vacinação portando apenas o documento de identificação e cartão de vacinação.

Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.

Locais de vacinação

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia e também em 15 Unidades que funcionam com o Corujão da Saúde. A vacina também é disponibilizada nos seguintes pontos fixos:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

COMPARTILHAR