Neste 15 de Maio, Dia do Assistente Social completa 61 anos de regulamentação

6

No dia 15 de maio de 1962, o Decreto 994/62 regulamentou a profissão de Assistente Social e criou os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe. Desde então, a data celebra o dia desses profissionais de Serviço Social, que lutam por melhores condições de vida dos grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) possui em seu quadro cerca de 215 assistentes sociais, que atuam em cerca de 50 equipamentos públicos. São homens e mulheres que diariamente trabalham em prol do cidadão maceioense.  

Uma das mais experientes assistentes sociais no quadro da Semdes é Marta Aragão, que possui mais de 29 anos de dedicação ao serviço social de Maceió. Ainda hoje, a profissional fala da necessidade de defender a profissão bem como sua regulamentação.  

“Escolhi estudar Serviço Social pela vontade de entender a sociedade capitalista e as injustiças que perpassam a vida dos trabalhadores e encontrar formas de contribuir em mudanças. Há um contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é por isso que é fundamental fazer a defesa das nossas atribuições e competências, como assistentes sociais. O Serviço Social é uma profissão regulamentada necessária para o Brasil. Nossa categoria, em sua maioria, trabalha cotidianamente nas políticas sociais e nos equipamentos públicos”, falou Marta.  

A data também é especial para a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, Mariele Santos. Ela completa 15 anos de exercício da profissão também nesta segunda-feira (15) e conta como a atuação mudou sua forma de ver o mundo.  

“A profissão de Serviço Social me fez enxergar o mundo de uma forma diferente, buscando entender uma realidade que alguns não conseguem enxergar, principalmente quando se lida diretamente com famílias em situações de extrema vulnerabilidade e risco social. Ser assistente social é buscar exercer uma profissão que visa, sobretudo, a valorização da vida e afirmação da cidadania, respeitando a integridade física e moral das pessoas. Lidar diretamente com os usuários é gratificante demais, e quando conseguimos atingir nosso objetivo, pensamos que fizemos a diferença na vida daquela pessoa”, colocou Mariele. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, agradeceu aos assistentes sociais que fazem parte da Semdes, destacando a importância do trabalho desses profissionais.  

“Hoje é dia de agradecer e homenagear os assistentes sociais que fazem parte da equipe da Semdes e toda Prefeitura de Maceió. São profissionais que trabalham com muito amor e dedicação no ato do cuidado com cada pessoa que aparece no seu dia a dia e que levam cidadania aos mais necessitados. Parabéns a todos os assistentes sociais. Vocês são a maior engrenagem e força desta pasta”, disse Fernando Davino.  

O Brasil tem hoje aproximadamente 200 mil assistentes sociais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). E analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Orientando as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. 

COMPARTILHAR