Demissões em massa comprometem segurança da saúde estadual e vigilantes realizam protesto contra o Governador Paulo Dantas

41

Membros do Sindicato dos Vigilantes (SindVigilantes) de Alagoas se mobilizaram hoje em um ato de protesto contra as demissões em massa realizadas pelo governador Paulo Dantas. O grupo se reuniu em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro do Jaraguá, em Maceió, para expressar sua indignação com a falta de segurança nas unidades de saúde.

As demissões, que teriam atingido cerca de 600 vigilantes em 2023, deixaram as unidades de saúde estaduais desprovidas de segurança adequada, conforme relatado pelos manifestantes. Segundo eles, a remoção dos profissionais resultou na ausência de segurança dedicada, colocando em risco tanto os funcionários quanto os pacientes.

José Cícero Ferreira, presidente do SindVigilantes, destacou que o governo estadual continuou suas ações de remoção de vigilantes, afetando agora o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Emergencial (HE) de Arapiraca.

“Faltará segurança nas unidades de saúde e nos hospitais estaduais a partir do dia 20 de fevereiro, um presente de carnaval para os trabalhadores”, declarou José.

Além da preocupação com a segurança, o presidente do sindicato também levantou preocupações sobre as práticas de contratação do governo. Ele acusou o governador Dantas de usar a situação como um “cabide de emprego”, substituindo não apenas os vigilantes demitidos, mas também colocando pessoas desqualificadas em seus lugares.

“Ele não só está trocando os vigilantes, ele está fazendo cabide de emprego, colocando pessoas desqualificadas para fazer a função de vigilante”, afirmou José.

A falta de segurança nas unidades de saúde estaduais tem gerado apreensão entre os profissionais da saúde, que também se posicionaram contra as medidas do governo de Alagoas. O SindVigilantes está buscando chamar a atenção da população, do governo estadual e do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) para garantir a segurança dos trabalhadores e dos cidadãos que dependem desses serviços.

Fonte:

Demissões em massa comprometem segurança da saúde estadual e vigilantes realizam protesto contra o Governador Paulo DantasMCO.

COMPARTILHAR