HGE atende 549 pessoas; 303 delas na Unidade de Síndromes Gripais

78

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Na quarta-feira (13), o Hospital Geral do Estado (HGE) assistiu 549 pessoas, sendo 246 delas na sede hospitalar e 303 na Unidade de Urgência para Síndromes Gripais. Os casos clínicos representam 77,2% dos atendimentos, com 190 pessoas atendidas. Na Central de Triagem 47 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, das 255 que realizaram o teste.

Os outros números de entradas no HGE ficaram assim: 52 vítimas de acidentes, sendo 39 delas casuais, 10 de trânsito e três de trabalho; duas tentativas contra a própria vida, uma agressão e uma queimadura.

Paulo Teixeira, médico e gestor do hospital, ressaltou que, para evitar a superlotação, a unidade hospitalar transfere, diariamente, pacientes para 301 leitos contratualizados em unidades filantrópicas e privadas, especializadas em procedimentos que não são realizados no maior hospital público de Alagoas.

“O procedimento de transferência é realizado diariamente pelo NIR (Núcleo Interno de Regulação), que aciona as unidades privadas e filantrópicas credenciadas, onde os leitos estão distribuídos. O núcleo ainda regula as consultas de pacientes que, após a alta médica, precisam continuar com algum tipo de assistência e também é responsável pelo monitoramento de pacientes crônicos, de longa permanência no hospital, como os oncológicos e com algum procedimento eletivo (cirurgias de segundo tempo, não emergenciais). O serviço trata, ainda, de pacientes da neurocirurgia, que não são perfis do HGE”, explicou o médico.

Ele lembrou que o HGE possui leitos de retaguarda no Hospital Sanatório (clínica médica, pneumologia, pós-operatório e neurologia), Hospital Veredas (clínica médica, cardiologia e ortopedia), Santa Casa de Maceió (oncologia e UTI), Hospital Médico Cirúrgico (clínica médica e ortopedia) e Hospital Vida (nefrologia).

Dos 246 pacientes que receberam atendimentos na sede do HGE, nessa quarta-feira (13), 78 pacientes receberam alta médica, 15 foram transferidos e 39 pessoas continuaram internadas e em observação médica. Foram registrados 16 procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR