Lockdown! Governador não descarta possibilidade e anuncia prorrogação com edurecimento do decreto

465

Com o avanço do coronavírus em Alagoas a possibilidade de adotar o lockdown no estado foi levantada neste sábado pelo governador Renan Filho em entrevista à TV Gazeta afiliada Globo.

Caso ocorra, todas as entradas do estado seriam bloqueadas, a segurança seria reforçada para ninguém entrar ou sair, interrompendo a circulação de pessoas e de todas as atividades.

O governador também anunciou a prorrogação com edurecimento do decreto emergencial de isolamento social que vence próximo dia 05 de maio.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado neste sábado,  Alagoas já contabiliza 58 mortes e 1.371 casos confirmados de coronavírus.

“Vou conversar com o prefeito de Maceió Rui Palmeira. Amanhã estaremos em plantão permanente, conversando com representantees dos hospitais privados, públicos, com segmentos da área de medicina, para que a gente modere o tamanho da medida que a gente vai tomar em Alagoas”, disse o governador Renan Filho que ainda está em recuperação do Coronavírus.

“Chegamos a 58 mortes e estou preocupado com a ocupação de nossa rede hospitalar pública e privada. Então vamos precisar tomar medidas adicionais. Medidas que ampliam o isolamento social e o distanciamento das pessoas, ampliação da proteção individual do cidadão. Medidas fundamentais para salvar vidas e garantir mais condições para que nossa rede hospitalar não venha a colapsar, como a gente tem observado em outros estados”, afirmou o governador.

“O nosso decreto vence no próximo dia 5 de maio, mas é provável que antecipemos um novo decreto antes desse terminar”, concluiu.

O planejamento é endurecer o isolamento social para freiar um crescimento mais rápido da contaminação antes do dia 15 de maio, data prevista para ser inaugurado o Hospital Metropolitano, que terá 1000 leitos para tratamento de pacientes com covid, ampliando significativamente o atendimentos aos casos mais graves no estado.

O Prefeito Rui Palmeira também usou as redes sociais para demonstrar preocupação com a evolução da doença na capital do estado Maceió.

Ver essa foto no Instagram

Gente, venho falar a todos que a situação dos leitos disponíveis em nossa cidade já é preocupante! Conversei com o diretor da Santa Casa Dr. Arthur Gomes Neto, o hospital está completamente lotado, tanto para a rede pública, com os 50 novos leitos disponibilizados pela Prefeitura para o SUS, como para a rede privada. E nos demais hospitais de Maceió a situação é semelhante. Conto agora, mais do que nunca, com a colaboração de todos para permanecerem EM CASA! Nestes próximos dias vamos anunciar, em conjunto com o governador @renanfilho15, novas medidas de distanciamento social para evitar o colapso do nosso sistema de saúde. Permaneça em casa e se precisar sair use máscara.

Uma publicação compartilhada por Rui Palmeira (@ruisoarespalmeira) em

COMPARTILHAR