Atendimentos a pacientes de Covid-19 crescem 244% no Samu AL

16

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: João Victor Barroso

Os atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a pacientes com suspeita e testados positivos para a Covid-19 já chegam a 1.555. O balanço divulgado nesta terça-feira (16) compreende o período de março a até maio deste ano.

O crescimento reflete o avanço de casos da doença em Alagoas. O comparativo entre os atendimentos realizados em março e maio mostram o aumento significativo da demanda durante pandemia. Enquanto no terceiro mês deste ano o Samu fez o socorro de 22 usuários com suspeita e testados positivos para a Covid-19, no quinto mês o número saltou para 1.188.

No comparativo entre os meses de abril e maio, houve um aumento de 843 ocorrências, o que representa um acréscimo de 244,34%. De acordo com Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, diariamente são dezenas de ocorrências para os socorristas que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

“O Samu Alagoas continua firme no enfrentamento da Covid-19. São muitas ocorrências todos os dias e, juntamente com os atendimentos de rotina, feitos pelos socorristas, estamos tentando manter um bom tempo resposta em todas as ocorrências. Também atuamos para garantir a segurança dos nossos profissionais com os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] corretos, todos regulamentados pelo Ministério da Saúde (MS), Anvisa [Agencia Nacional de Vigilância Sanitária] e da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde (Sesau]”, salientou a supervisora.

Para cada ocorrência de Covid-19, médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem, recebem um kit com os EPIs necessários à higienização. O kit é composto de macacão ou avental descartável, óculos de proteção, máscara N-95 ou máscara cirúrgica, luvas, touca, protetor de bota, e faceshield.

Orientações médicas aumentaram mais de 15%

Apreocupação da população com a identificação dos sintomas da Covid-19 e também sobre o momento de procurar ajuda médica gerou um aumento na busca por orientações por meio do número 192.  Somente no mês de maio foram registradas 31.876 ligações para o sistema 192 e, desse total, 4.816 chamadas foram de orientações médicas feitas pelos profissionais do Samu Alagoas, o que representa 15,10% das ligações.

A população também pode se informar e tirar dúvidas sobre a Covid-19 pelo canal Alô Saúde, pelo número 0800 082 0019.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR